Este mini sistema de ferimentos está sendo desenvolvido com o único intuito de orientar os jogadores quanto à gravidade dos ferimentos sofridos por personagens logo após uma batalha durante RPs, para jogadores que queiram dar um certo grau de aleatoriedade aos seus ferimentos (ou seja, como sempre, nossos guias são opções, não regras). O “sistema” é bastante simples. O jogador escolhe que tipo de batalha ele se envolveu, que irá adicionar um modificador à sua jogada:
– Briga de bar (modificador +0)– São quaisquer batalhas sem o intuito de matar, ou cujo o personagem era significantemente mais forte que seu desafio.
– Combate significativo (modificador +3) – batalhas de desafio grande, onde os ferimentos foram sérios e podem comprometer o personagem até que se curem.
– Combate de vida ou morte (modificador +6) – Aqui seu personagem encontrou alguém tão poderoso ou ainda mais forte que ele, que surrou-te pra valer, fazendo você correr o risco de morrer.
Decidido isso, joga-se 1d6 mais o modificador apropriado à sua escolha e consulta-se a tabela.
1. Arranhões superficiais. Amanhã está pronto pra outra.
2. Ferimentos leves, com uma dorzinha chata em algum lugar.
3. Ferimentos óbvios, algumas marcas roxas pelo corpo. As dores devem durar uns 3 dias.
4. Ferimentos moderados, e um que provavelmente deixará uma cicatriz.
5. Ferimentos generalizados. Você pode estar mancando ou com dificuldades de movimentos em um braço ou perna.
6. Ferimento traumático. Além dos ferimentos, algum músculo seu foi bastante prejudicado. Você não pode esforçar aquele músculo durante um bom tempo.
7. Ferimento grave. Você sente dores por todo o corpo, não podendo correr durante um bom tempo.
8. Ferimentos graves, com um osso partido. Talvez tenha sido uma costela, um braço ou uma perna.
9. Ferimento com hemorragia. Uma veia ou artéria importante foi atingida, e você precisa de cuidados médicos urgentes. Depois de medicado, a região afetada deverá apresentar dores terríveis.
10. Ferimentos graves por todo o corpo, com perda massiva de sangue. Você provavelmente desmaiará em pouco tempo, se não no final do combate. Corre o risco de morrer caso não seja socorrido.
11. Ferimentos graves por todo o corpo, com fraturas múltiplas de ossos e ferimentos internos severos. Você vai morrer se não for socorrido. Considere todas as penalidades apresentadas nos itens anteriores.
12. Como acima, incluindo uma parte do corpo decepada ou desintegrada. Seu estado é horrível e pode causar náuseas em pessoas mais sensíveis. Você estará morto em instantes, a menos que uma cura muito poderosa seja feita em você.
Nota:
“Porque essa ¨&*%¨$#$ toda se pode chegar alguém e dar uma magia de cura?”
Nos Rúnicos, não tratamos habilidades de “cura” como uma cura verdadeira. É tipo um efeito “ilusório” ou momentâneo, dura um tempo e volta ao estado original, ou então tem efeito de analgésico: tira a dor, mas o ferimento tá lá. Ou seja, qualquer um numa gravidade acima de 10 no sorteio acima provavelmente não é afetado por essas skills – está fisicamente tão comprometido que não dá pra “enganar”.
Isso também vale pra skills de “Ressurreição”. Em ON, ela reanima quem estiver inconsciente, mas não quem morreu de verdade.
Veja que “inconsciente” é como nos referimos às “mortes” normais do jogo (quando é derrotado por um monstro, por exemplo).
Fazemos tudo isso para que tenha alguma emoção no RP, dando algum valor à vida dos personagens. Porque meu char teria medo do” grande demônio matador” se depois pode ir alguém lá e me ressuscitar? Porque eu teria que pagar a cerveja da taverna se posso matar o taverneiro (e depois alguém vai lá e ressuscita ele)? Ele vai mandar uma galera me matar depois? Tudo bem… meu amigo me ressuscita depois…
Exemplos Rápidos:
Sancho-Pança e Fei volta e meia saem no tapa por causa da Sailorcheer. Eles não querem necessariamente se matar, mas mostrar quem é o mais forte. Ambos optam por ferimentos de “Briga de bar”.
– Sancho-Pança rola seu d6 e tira um 3, ficando com ferimentos óbvios e dores pelo corpo… Deve estar com um olho roxo e alguns ferimentos menores
– Fei rola seu d6 e tira um 4. Ele está com vários ferimentos menores, e um soco mais forte pode ter feito um corte mais sério no supercílio.
Ambos estão fora de risco, e desta vez, Fei teve menos sorte. Nada que ele não possa reverter num próximo combate.
Ex2: O Guto e o terrível Siegfried se encontram pois o Sigfried vai dar uma bronca no Guto por algo que ele supostamente fez errado. Siegfried não quer mata-lo, mas é muito forte e quer mostrar quem manda.
– Para o Guto, esse é um combate significativo, pois o oponente e no mínimo tão poderoso quanto ele, quer feri-lo, mas não quer mata-lo. Por isso, joga seu d6 e soma 3 ao resultado. Ele tira 4 novamente, totalizando 7 como resultado final. Ele acabou com escoriações e um ferimento grave, e vai se lembrar dessa surra por alguns dias.
– Para o Siegfried, o Guto estava bêbado, sendo um oponente mais fraco, então seus ferimentos são do tipo “briga de bar”. Ele joga seu d6 e tira um 6. É um ferimento traumático. Provavelmente Guto deu um belo golpe em sua perna, e ele terá dificuldades para andar por um bom tempo.
Veja que apesar de serem categorias de ferimentos diferentes, os resultados foram tão próximos quanto no exemplo anterior.
Ex. 3: Nodles caiu numa emboscada preparada por um assecla de Galgaris. O Assecla está com objetivo traçado: matar Nodles, e este sabe que a batalha será de vida ou morte, então lutará com todas as forças também.
– O Assecla joga seu d6 e soma 6. Ele tira 4, e o resultado final é 10. O Assecla tem muitos ferimentos graves pelo corpo, e foge perdendo muito sangue.
– Nodles joga deu d6 e soma 6. ele tira um 2 e tem como resultado final um 8. Ele também está com vários ferimentos graves, e sua perna está fraturada. Ele prefere não perseguir o oponente e simplesmente vai procurar ajuda para si mesmo.
Recomendações:
Este sistema de danos se baseia em personagens de uma biologia semelhante à humana. Logo, os danos aqui apresentados não são muito úteis para construtos, seres sem ossos, seres sem sangue, e variantes.
Zumbis e esqueletos podem até usar, mas uns 90% de tudo que tem aí é inútil, dado à condição deles (que sangue um esqueleto vai ter? Que dores um zumbi vai sentir após uma batalha?)
Quando houve um vencedor óbvio na batalha, pode-se considerar que os resultados dos ferimentos de batalha do vencedor serão, no máximo, 3 níveis menos graves que o perdedor.